Desenvolvimento de Membranas Poliméricas a partir da Blenda de Nafion® e Quitosana para Aplicação em Células a Combustível
- REDAÇÃO H2RADAR
- 19 de mar. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 30 de abr. de 2024

Carina Bonavigo Jakubiu em sua pesquisa de Mestrado, aborda sobre o hidrogênio verde que tem atraído investimentos significativos nos últimos anos devido ao seu potencial como fonte de energia limpa e sustentável.
As Células a Combustível (CaCs) desempenham um papel crucial neste cenário, pois são dispositivos de uso final que convertem a energia armazenada no hidrogênio em eletricidade, garantindo que a energia gerada seja completamente limpa e livre de emissões, contribuindo para a descarbonização do setor de energia.
Um dos principais componentes de CaCs com membrana de troca protônica (PEMFCs) é o eletrólito, sendo a membrana de Nafion® a mais utilizada comercialmente, um polímero derivado do petróleo e de alto custo.
O biopolímero quitosana tem se tornado objeto de vários estudos nos últimos anos para esta aplicação principalmente em razão de suas boas propriedades estruturais e de formação de membranas, bem como à sua alta capacidade de retenção de água e baixo custo.





