Uberaba atrai megainvestimento de R$ 7,8 bilhões e se posiciona como polo brasileiro de hidrogênio e amônia
- REDAÇÃO H2RADAR
- há 22 minutos
- 1 min de leitura

A cidade de Uberaba, em Minas Gerais, deu um salto estratégico no cenário energético internacional ao anunciar, durante o World Hydrogen Summit em Roterdã, o maior investimento privado de sua história: R$ 7,8 bilhões destinados à construção de uma planta de hidrogênio e amônia sustentáveis. O projeto, que será instalado na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do município, promete não apenas colocar a cidade no mapa global da transição energética, como também consolidar o Brasil como protagonista na produção de hidrogênio verde em escala industrial.
H2Brazil: inovação luso-brasileira para liderar a produção de energia limpa
O empreendimento será viabilizado pelo projeto H2Brazil, uma iniciativa internacional entre Brasil e Portugal com o apoio institucional do Ministério de Minas e Energia (MME), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da ApexBrasil e da agência de cooperação alemã GIZ. Com previsão de gerar quase mil empregos diretos, a planta ocupará uma área de 700 mil metros quadrados dentro da ZPE — a única da região Sudeste em funcionamento e uma das quatro em operação no país.
A iniciativa reposiciona Uberaba como um hub estratégico para exportações de energia limpa e derivados, ampliando sua influência no desenvolvimento de tecnologias sustentáveis. A planta será a maior em escala industrial do Brasil dedicada à produção de hidrogênio e amônia renováveis, com potencial para abastecer tanto o mercado interno quanto parceiros globais em busca de soluções de descarbonização.
A prefeita Elisa Araújo e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Celso Neto, destacaram o caráter transformador do projeto para a economia local e sua integração com os esforços nacionais rumo a uma matriz energética limpa.