top of page

Banco de Dados da IEA revela panorama global dos projetos de demonstração em energia limpa

  • REDAÇÃO H2RADAR
  • 21 de jul.
  • 2 min de leitura
ree

Em um esforço estratégico para acelerar a inovação necessária à transição energética global, a Agência Internacional de Energia (IEA) desenvolveu o Banco de Dados de Projetos de Demonstração de Tecnologias de Energia Limpa, uma plataforma internacional que mapeia, organiza e compartilha informações detalhadas sobre os principais projetos em andamento ao redor do mundo. A ferramenta é parte fundamental do compromisso da AIE com a meta de emissões líquidas zero até 2050 e visa suprir uma das principais lacunas da nova economia verde: a transição de tecnologias promissoras do laboratório para o mercado.



Inovação em escala real: um antídoto para o “vale da morte” tecnológico


Projetos de demonstração são etapas cruciais no ciclo de inovação energética. Representam o momento em que tecnologias emergentes deixam o estágio de protótipo para serem testadas em escala comercial, em condições reais. Embora carreguem alto risco e custo, são essenciais para reduzir a incerteza dos investidores e preparar o terreno para sua difusão em massa. Não por acaso, a IEA estima que serão necessários ao menos US$ 90 bilhões em financiamento público até 2026 para viabilizar um portfólio robusto de demonstrações que permita que novas tecnologias cheguem ao mercado até 2030 — especialmente em setores de difícil descarbonização, como indústria pesada e transporte de longa distância.


O banco de dados da IEA oferece informações estruturadas sobre quase 600 projetos e componentes tecnológicos, incluindo localização, setor, status, cronograma, capacidade instalada e fontes de financiamento. Atualizado regularmente com o apoio de especialistas e governos nacionais, ele funciona também como um convite à colaboração global, permitindo que stakeholders contribuam com dados e ampliem a cobertura da plataforma.



Acesse os dados AQUI

 
 
bottom of page