top of page

MME destaca Minas Gerais como nova fronteira para hidrogênio natural

  • REDAÇÃO H2RADAR
  • 15 de dez. de 2025
  • 1 min de leitura

O Ministério de Minas e Energia (MME) colocou Minas Gerais no centro do debate energético ao apresentar o potencial do estado para a exploração de gás natural e hidrogênio natural. Em oficina voltada a gestores municipais, o ministério detalhou a Oferta Permanente de Concessão (OPC) de petróleo e gás natural, modelo que amplia a previsibilidade regulatória e reforça a atratividade para investimentos, ao permitir a oferta contínua de áreas exploratórias com potencial produtivo.



Oferta Permanente amplia oportunidades e projeta impactos econômicos regionais


Na apresentação, o MME destacou a Bacia do São Francisco, especialmente em sua porção mineira, onde estudos indicam a presença de gás natural em reservatórios de baixa permeabilidade, além das perspectivas associadas ao hidrogênio natural. Atualmente, dezenas de blocos localizados em Minas Gerais constam nos editais da Oferta Permanente, abrangendo mais de uma centena de municípios e abrindo novas frentes para o desenvolvimento regional. O ministério também explicou as etapas necessárias para inclusão das áreas na OPC, que envolvem análises técnicas, manifestações institucionais, consultas públicas e processos de licitação, com foco em segurança jurídica, transparência e respeito às normas ambientais.


Segundo o MME, além de ampliar a segurança energética e diversificar a matriz brasileira, a iniciativa pode impulsionar a geração de empregos, a arrecadação de royalties e a industrialização local, fortalecendo as economias municipais do estado.






 
 
bottom of page