MME destaca Minas Gerais como nova fronteira para hidrogĂȘnio natural
- REDAĂĂO H2RADAR
- hĂĄ 4 minutos
- 1 min de leitura

O MinistĂ©rio de Minas e Energia (MME) colocou Minas Gerais no centro do debate energĂ©tico ao apresentar o potencial do estado para a exploração de gĂĄs natural e hidrogĂȘnio natural. Em oficina voltada a gestores municipais, o ministĂ©rio detalhou a Oferta Permanente de ConcessĂŁo (OPC) de petrĂłleo e gĂĄs natural, modelo que amplia a previsibilidade regulatĂłria e reforça a atratividade para investimentos, ao permitir a oferta contĂnua de ĂĄreas exploratĂłrias com potencial produtivo.
Oferta Permanente amplia oportunidades e projeta impactos econĂŽmicos regionais
Na apresentação, o MME destacou a Bacia do SĂŁo Francisco, especialmente em sua porção mineira, onde estudos indicam a presença de gĂĄs natural em reservatĂłrios de baixa permeabilidade, alĂ©m das perspectivas associadas ao hidrogĂȘnio natural. Atualmente, dezenas de blocos localizados em Minas Gerais constam nos editais da Oferta Permanente, abrangendo mais de uma centena de municĂpios e abrindo novas frentes para o desenvolvimento regional. O ministĂ©rio tambĂ©m explicou as etapas necessĂĄrias para inclusĂŁo das ĂĄreas na OPC, que envolvem anĂĄlises tĂ©cnicas, manifestaçÔes institucionais, consultas pĂșblicas e processos de licitação, com foco em segurança jurĂdica, transparĂȘncia e respeito Ă s normas ambientais.
Segundo o MME, além de ampliar a segurança energética e diversificar a matriz brasileira, a iniciativa pode impulsionar a geração de empregos, a arrecadação de royalties e a industrialização local, fortalecendo as economias municipais do estado.



