top of page

Suécia avança na implantação de usina de hidrogênio para revolucionar produção de aço

  • REDAÇÃO H2RADAR
  • 5 de ago.
  • 1 min de leitura

ree

A transição energética da indústria siderúrgica deu um salto significativo na Suécia com o avanço da construção da usina de hidrogênio de baixa emissão de carbono da empresa Stegra. Em apenas seis meses, os quatro imensos edifícios que abrigarão os eletrolisadores centrais já estão quase concluídos, e os primeiros equipamentos de processo já foram instalados. A planta representa um marco na substituição dos métodos convencionais e altamente poluentes de produção de ferro e aço por alternativas baseadas em energia limpa.



Tecnologia de ponta e metas ambiciosas até 2028


No centro da instalação estão eletrolisadores da Thyssenkrupp com capacidade de 20 megawatts cada, medindo 40 metros de comprimento por nove de altura. Esses equipamentos utilizam eletrólise alcalina alimentada por eletricidade 100% renovável para produzir mais de 100 mil toneladas de hidrogênio por ano — elemento essencial para o processo de redução direta do minério de ferro sem emissão de CO₂.


O hidrogênio será usado para converter minério de ferro em ferro verde, gerando como subproduto apenas água. A partir de 2026, a Stegra iniciará a produção de aço com sucata reciclada, e logo depois com ferro verde, visando uma expansão em larga escala em 2027. A meta é alcançar plena operação nas unidades de hidrogênio, ferro e aço verde até 2028, consolidando a Suécia como líder na siderurgia sustentável.



Saiba mais AQUI

  • LinkedIn
  • Youtube

Radar do Hidrogênio © 2023 Todos os direitos reservados. H2helium Projetos de Energia Ltda. 41.801.479/0001-42

Newsletter gratuita

Assine para se conectar ao Setor de Hidrogênio

Email enviado!

bottom of page