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Toyota e Shudao fazem joint venture para impulsionar infraestrutura de hidrogênio na China

  • REDAÇÃO H2RADAR
  • 5 de mai.
  • 2 min de leitura
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Em um movimento estratégico com potencial de repercussão global, a Toyota Motor Corporation e o Shudao Group anunciaram a criação da Shudao Toyota Hydrogen Energy Technology Co., Ltd., joint venture que simboliza um passo decisivo rumo à consolidação da economia do hidrogênio na região sudoeste da China. Com sede no distrito de Qingbaijiang, em Chengdu, a nova empresa terá como foco a produção, comercialização e serviços pós-venda de sistemas de células de combustível de hidrogênio, voltados principalmente para veículos comerciais como caminhões pesados, ônibus, veículos de saneamento e equipamentos especializados.


O empreendimento nasce com investimento inicial de 1 bilhão de yuans (cerca de US$ 145 milhões), e empregará o consagrado sistema de produção TPS (Toyota Production System) para garantir eficiência, qualidade e escalabilidade. A Toyota detém 50% da participação, com o restante dividido entre a Shudao Equipment (45%) e o Shudao Group (5%). A joint venture se insere em um contexto estratégico: Qingbaijiang está localizada no coração do corredor de hidrogênio Chengdu-Chongqing, e abriga relevante infraestrutura logística e industrial, ideal para a demonstração e expansão de soluções movidas a hidrogênio.



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Tecnologia de ponta e ambição regional se encontram na capital do hidrogênio sustentável


A Toyota, referência mundial em tecnologia de células de combustível, traz para a parceria quase três décadas de desenvolvimento contínuo e experiência em produção em massa, com destaque para o lançamento de seu primeiro veículo comercial movido a hidrogênio em 2014. Já a Shudao Equipment, com profundo conhecimento do ecossistema local e forte apoio governamental, tem liderado projetos de relevância regional, como locomotivas a hidrogênio e infraestrutura de abastecimento em escala.


A nova unidade industrial de 10 mil metros quadrados, que começará com cerca de 50 colaboradores, será apoiada por um crescente ecossistema regional: Qingbaijiang já abriga frotas de empilhadeiras e caminhões refrigerados movidos a hidrogênio, além de estar concluindo novas estações de abastecimento e implantando um projeto inovador de produção de hidrogênio a partir de amônia sintética, que fornecerá até 36.000 Nm³/h, a maior fonte de hidrogênio da cidade.


A joint venture iniciará sua operação atendendo à montadora Sinotruk Chengshang, que já contabiliza 353 veículos a hidrogênio produzidos e 480 unidades encomendadas. O projeto não apenas reforça o papel da China como líder em inovação industrial limpa, mas também posiciona Chengdu como polo emergente na transição energética mundial, combinando expertise global com capacidade produtiva regional. A aposta sino-japonesa é clara: tornar-se um modelo replicável de desenvolvimento industrial baseado em tecnologia de hidrogênio, neutralidade de carbono e integração regional inteligente.





 
 
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