Atlas de Captura, Utilização e Armazenamento de Carbono revela o potencial estratégico do Brasil na agenda climática
- REDAÇÃO H2RADAR
- há 3 minutos
- 1 min de leitura

O Instituto do Petróleo e dos Recursos Naturais da PUCRS (IPR–PUCRS) lançou o Atlas de Captura, Utilização e Armazenamento de Carbono: Explorando o Potencial do Brasil*, uma publicação que reposiciona o país no debate global sobre tecnologias de descarbonização. Mais do que uma atualização da edição de 2016, o novo atlas amplia significativamente a base de dados disponível, oferecendo uma visão integrada e aprofundada sobre as possibilidades brasileiras de adoção de soluções de CCUS (Carbon Capture, Utilization and Storage), fundamentais para enfrentar a crise climática e cumprir compromissos de redução de emissões.
Dados integrados, visão geoespacial e base técnica para a transição de baixo carbono
Um dos principais diferenciais da publicação é a integração de seu extenso conjunto de dados à Plataforma GIS CCUS Brasil, que permite visualização geoespacial, digital e interativa das informações. Organizado em três grandes seções — introdução, contexto nacional e contexto regional —, o atlas apresenta desde fundamentos técnicos das tecnologias de CCUS e de emissões negativas, como BECCS e DACCS, até análises detalhadas das fontes estacionárias de CO₂, da infraestrutura existente e do potencial geológico de armazenamento em bacias sedimentares estratégicas.
O estudo aprofunda ainda o exame de oito bacias com maior vocação para projetos de CCUS, considerando aspectos geológicos e a distribuição regional das emissões. Resultado de um esforço colaborativo entre pesquisadores e especialistas, o atlas se consolida como uma base técnica robusta para políticas públicas, investimentos e novas pesquisas, reforçando o papel do Brasil como protagonista na transição para uma economia de baixo carbono.





