Empresa dinamarquesa é escolhida como fornecedora tecnológica para megaprojeto de SAF na China
- REDAÇÃO H2RADAR
- 29 de abr.
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A Topsoe, referência global em tecnologias de transição energética, foi selecionada pela Zhejiang Jianglan Bio-Energy Technology Co. Ltd., empresa do conglomerado Jianglan Energy Group, como fornecedora oficial de tecnologia e serviços para um dos mais ambiciosos projetos de Combustíveis de Aviação Sustentáveis (SAF) da China. Com previsão de início das obras para setembro de 2025 e operações em dezembro de 2026, a planta localizada em Zhoushan, na província de Zhejiang, será capaz de produzir 300 mil toneladas anuais de SAF, com foco inicial em exportações para o mercado europeu.
O projeto utilizará a tecnologia proprietária HydroFlex®, desenvolvida pela Topsoe, além de seus catalisadores, licenciamento e expertise técnica. A solução permite transformar uma ampla gama de matérias-primas – como óleos, gorduras e resíduos orgânicos – em combustíveis renováveis compatíveis com os rigorosos padrões globais da aviação. A iniciativa está alinhada com a crescente pressão por descarbonização do setor aéreo, e, segundo projeções, poderá evitar até 698 mil toneladas anuais de emissões de CO₂e, o equivalente a dois milhões de passageiros voando entre Pequim e Copenhague.

SAF em expansão: geopolítica do clima e inovação industrial chinesa
A escolha da Topsoe consolida sua posição estratégica como fornecedora-chave no emergente mercado de SAF, um setor cuja produção global deve dobrar em 2025, segundo dados da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA). A meta é clara: conforme o Cenário de Zero Líquido da Agência Internacional de Energia (AIE), até 2030 o SAF precisa representar ao menos 10% de todo o combustível utilizado pela aviação mundial. Nesse contexto, a aliança sino-europeia sinaliza uma transformação no equilíbrio industrial da transição energética, com a China se posicionando não apenas como consumidora, mas também como produtora de energia limpa de alto valor agregado para exportação.
O Jianglan Energy Group, controlador da Zhejiang Jianglan, atua como vetor dessa transformação. Com um portfólio que abrange desde incineração de resíduos até reaproveitamento de óleos de cozinha e P&D em bioenergia, o grupo acelera a implantação de uma economia circular verde e lidera a implementação das metas climáticas conhecidas como "dual carbon" (pico de emissões e neutralidade até meados do século).
O projeto em Zhoushan, ao conjugar tecnologia de ponta europeia com escala industrial asiática, representa mais que um investimento: é um sinal claro de convergência entre inovação, regulação internacional e novos paradigmas energéticos globais. Com isso, o SAF deixa de ser promessa para tornar-se um pilar concreto da aviação do futuro.