EPE apresenta Roadmap Tecnológico para impulsionar mercado de hidrogênio no Brasil
- REDAÇÃO H2RADAR
- 13 de ago.
- 1 min de leitura

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) divulgou o Roadmap Tecnológico de Hidrogênio, um estudo abrangente que traça as perspectivas tecnológicas e regulatórias para o esenvolvimento do mercado de hidrogênio no Brasil até 2055. Elaborado em cooperação com o Itaipu Parquetec, o documento busca orientar políticas públicas, investimentos privados e o planejamento energético nacional para consolidar o hidrogênio como vetor estratégico na transição para uma economia de baixo carbono.
Propostas regulatórias e visão tecnológica para o hidrogênio de baixo carbono
O roadmap é estruturado em duas notas técnicas: Perspectivas regulatórias para o hidrogênio de baixo carbono no Brasil e Rotas tecnológicas, oportunidades de inovação e custos de produção de hidrogênio de diferentes intensidades de carbono no Brasil. Nessas análises, a EPE detalha os principais desafios e oportunidades para a expansão do setor, considerando fatores como competitividade, segurança jurídica e integração às cadeias produtivas de energia.
Entre os resultados, o estudo apresenta propostas regulatórias para curto, médio e longo prazo, visando criar condições adequadas para o avanço desse mercado. Além disso, oferece uma avaliação técnica e econômica das diferentes rotas de produção e logística do hidrogênio de baixo carbono, com estimativas de custos e oportunidades de inovação. Ao projetar cenários até 2055, o documento reforça a importância do hidrogênio como peça-chave na diversificação da matriz energética e no cumprimento das metas climáticas brasileiras.





