IRENA realiza 30ª reunião do Conselho e define prioridades globais da transição energética antes da COP30
- REDAÇÃO H2RADAR
- 5 de nov. de 2025
- 1 min de leitura

A Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA) realizou em Abu Dhabi, sua 30ª reunião do Conselho, consolidando-se como um dos principais fóruns de articulação global sobre energia limpa. O encontro teve como objetivo revisar o progresso das iniciativas internacionais e alinhar as prioridades estratégicas para acelerar a transição energética no período que antecede a COP30, que será sediada pelo Brasil, e a 16ª Assembleia da IRENA, marcada para janeiro de 2026.
Foco em industrialização limpa e investimentos em energias renováveis
Durante os dois dias de reuniões, os membros do Conselho concentraram-se no avanço das metas estabelecidas no Consenso dos Emirados Árabes Unidos — triplicar a capacidade de energia renovável e dobrar a eficiência energética até 2030. O debate foi impulsionado pelos dados do relatório mais recente da IRENA, lançado na Pré-COP no Brasil, que revelou progresso insuficiente para atingir os objetivos do Acordo de Paris.
As discussões também abordaram a necessidade de fortalecer cadeias de suprimentos de materiais críticos, ampliar o acesso a investimentos e fomentar a industrialização limpa como pilar do desenvolvimento sustentável. As conclusões do Conselho orientarão a 16ª Assembleia da IRENA, que reunirá ministros e representantes de alto nível para definir as diretrizes globais da transição energética no próximo ciclo.





