top of page

Planta piloto de hidrogênio é inaugurada na UTE Norte Fluminense

  • REDAÇÃO H2RADAR
  • 10 de nov.
  • 1 min de leitura
ree


Em uma iniciativa pioneira no setor energético brasileiro, a EDF Power Solutions inaugurou, em 7 de novembro, sua primeira planta piloto de hidrogênio no país, localizada na Usina Termelétrica Norte Fluminense, em Macaé (RJ). O projeto, que recebeu investimento de R$ 4,5 milhões no âmbito do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PROPDI) da Aneel, representa um marco estratégico na busca por soluções energéticas sustentáveis e de baixo carbono, reforçando o papel da companhia como referência global em inovação e descarbonização.



Tecnologia, inovação e descarbonização no coração do projeto


A planta utiliza energia solar para produzir 18 m³ diários de hidrogênio com pureza de 99,999%, aplicados inicialmente no resfriamento dos geradores da UTE. O projeto incorpora tecnologias de ponta, como rastreamento via blockchain e um sistema de gerenciamento de múltiplas fontes de energia patenteado pelo INPI, garantindo exclusividade de exploração à EDF Power Solutions por até 20 anos.


Além de aumentar a eficiência operacional e reduzir custos, a iniciativa prepara o terreno para a futura comercialização do excedente de hidrogênio, consolidando o Brasil como polo de inovação em energia limpa. Com 2,7 GW de capacidade instalada no país e presença em 25 mercados globais, a EDF Power Solutions reafirma, assim, seu compromisso em liderar a transição energética e impulsionar o desenvolvimento sustentável em escala mundial.



ree

 
 
bottom of page