Relatório global alerta: gargalos em investimentos e cadeias de suprimentos ameaçam metas de energia renovável antes da COP30
- REDAÇÃO H2RADAR
- há 4 dias
- 1 min de leitura

Um novo relatório internacional da IRENA, em parceria com a Presidência Brasileira da COP30 e a Aliança Global de Energias Renováveis, acende o alerta sobre os desafios estruturais que podem comprometer o avanço das metas globais de transição energética. O documento, segunda edição da série “Cumprindo o Consenso dos Emirados Árabes Unidos: Acompanhando o progresso para triplicar a capacidade de energia renovável e dobrar a eficiência energética até 2030”, indica que, embora o objetivo de atingir 11,2 terawatts (TW) de capacidade instalada de energia renovável até 2030 ainda esteja ao alcance, gargalos em investimentos, redes elétricas e cadeias de suprimentos colocam a trajetória em risco.
Urgência por metas mais ousadas e políticas coordenadas
O relatório reforça o compromisso firmado por quase 200 países durante a COP28, reconhecendo o papel crucial das energias renováveis na redução rápida das emissões globais de gases de efeito estufa, conforme previsto no Acordo de Paris. A IRENA, agora responsável por monitorar o progresso anual até 2030, aponta que o crescimento recorde da capacidade instalada em 2024 — o terceiro consecutivo — ainda é insuficiente diante dos desequilíbrios regionais e tecnológicos que persistem. Ao mesmo tempo, o documento conclama os governos a adotarem metas mais ambiciosas e políticas estruturantes para corrigir distorções, fortalecer investimentos e garantir que a transição energética ocorra de forma eficaz, justa e inclusiva.





